31
ago
08

Mamíferas

Nesta semana vi no blog da Renata a indicação de um outro blog, o Mamiferas, escrito a várias mãos e cujos temas são a mulher e a maternidade… li e me identifiquei. As autoras parecem ter muita opinião, os textos são muito bem escritos e sinceramente, não sei se há está intenção, mas de tão verdadeiros alguns depoimentos chegam a ser bem humorados.

Gostei especialmente dos textos de Kalu sobre a Vitamina S e de Tatá sobre amamentar em público  (esse faço questão de comentar num outro post). Kalu começa o texto dela dizendo: “Quando bebê, Miguel mamava demais e sempre regurgitava. Aquela roupinha cheirosa ficava com um cherinho de queijo que até já sinto saudades. Não só a roupa dele, como por vezes a minha também. No começo trocava toda a roupa, sempre tinha uma blusa minha para trocar também. Depois disso, só quando a roupa dele ficava super, mega molhada e fedida é que eu trocava. Daí ele começou a engatinhar. Ficava naquele dilema: quando colocar no chão? Levava um paninho com Álcool para limpar a mãozinha dele que ia direto para boca. Recomendação da vovó que dizia que mão suja causava dor de garganta. Devo ter feito isso algumas vezes e depois desencanei. Lavava a mãozinha dele de vez enquando, principalmente antes das refeições ou de brincar com o cachorro”.

Lendo isso parece que escutei a mim mesma, sabe?! Parece que pude me ver na mesma situação correndo atrás do Caio para limpá-lo e ajeitar tudo em que possa tocar e experimentar sem que fique sujo em demasia, sem que ele suje as coisas e assim por diante. Antes dele chegar, meu marido e eu ficávamos olhando os filhos dos outros, na rua, nos restaurantes e mercados (nossa, em mercado a gente vê cada coisa!), analisando e epois debatíamos: isso nunca vamos deixar um filho fazer… isso é feio, que falta de pulso dos pais… como pode aquilo?… ui, nossa, vc viu?… olha a criança pondo coisa suja na boca!… e por ai vai. Lembro bem de uma situação muito específica, que agora, acredito estar prestes a viver, foi ano passado: uma menininha brincando de esconder-se do pai, num bar/restaurante, agaichada debaixo da mesa e depois rolando de alegria no chão (frio de cimento), rindo, toda suja. A gente se olhou, interagiu com ela, foi testemunha daquele momento feliz e depois comentamos que ela estava naquele chão sujo de Rio de Janeiro, encostando o corpinho (que pelo horáio demoraria um pouco para ver um banho) onde tantos respingos de cerveja e comida já tinham caído… a gente pensou em como, quando chegasse nossa vez, agiríamos… e confesso, ainda pensamos, prestes a acontecer cenas assim, ainda ficamos no dilema: deixar a criança limpa/protegida/impecável ou deixar sujar-se e viver feliz? 

Na verdade, como eu e meu querido marido somos muito frescos com sujeira talvez a gente até exagere, mas além de tirarmos (e pedirmos que todos que entrem em casa tirem) os calçados na porta, nós tb temos tentando manter o chão o mais limpo possível, na tentativa de manter um piso limpo para o Caio engatinhar. Isso porque, quem tem filho sabe, a criança não engatinha sempre com a cabecinha erguida, às vezes pára, lambe o chão, pára, senta, põe as mãozinhas na boca, prova coisas que  achou pelo caminho e assim por diante. Ou seja, ficam expostas ao mundo exterior e toda a sua sujeira, mesmo contra a nossa vontade, aí a preocupação (e muitas vezes um olhar de contrariedade são inevitáveis.  É nesta hora que, acredito, nós (pais e demais cuidadores) devamos afastar o excesso de sujeira assim como o perigo, mas sem privar os pequenos da experiência de tocar, lamber, mexer e aprender com o chão, com seus movimentos e o universo ao seu redor.

A gente sonha, idealiza filhos limpinhos, retratos de propagandas (e os temos até uns 15 min depois do banho) para brincarem felizes e tudo sair perfeito, mas a verdade é que temos que dar liberdade a eles, controlar as neuroses e deixar rolar. E olhem que quando digo isso, o faço com a consciência e auto-crítica de mãe que todos os dias sofre ao ver as mãos melecadas de papinha subirem ao rosto, sujarem babador, roupa, cabelo e cadeirão na hora das refeições…  

P.S. não, meu post não teve patrocínio de OMO! hahaha :)

E pra finalizar, tenho que considerar a frase que mais me chamou a atenção no post da Kalu: seu filho está exposto a vitamina S de Sujeira, mas tb vitamina S de sorriso. Adorei!

About these ads

3 Responses to “Mamíferas”


  1. 1 de setembro de 2008 às 7:55 pm

    Ti,

    Que legal este post!!! Fiquei lendo e lembrando o quanto sou desencanada em relação ao quesito “se sujar”… Já o Adriano era super encanado, meio neurótico até. Mas tenho tanta coisa a comentar que é melhor escrever um post hehehe.

    Adorei a dica do blog Mamíferas!:)

  2. 2 blogdati
    1 de setembro de 2008 às 11:15 pm

    Que bom Andrea, obrigado pela visita… vamos nos comunicando. Um beijo

  3. 9 de setembro de 2008 às 4:48 pm

    Ti, obrigada pela visita, volte quando quiser, não fechamos nunca e atualizamos todos os dias! :-)
    bjinhos
    Tata, do mamíferas


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


agosto 2008
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Creative Commons

Creative Commons License
Blog da Ti by Tiffany is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at blogdati.wordpress.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://blogdati.wordpress.com/.

Flickr Photos

Setembro 2011 032

Setembro 2011 031

Setembro 2011 028

Setembro 2011 026

2º botão abrindo

2º botão, orquídea branca

Setembro 2011 051

Setembro 2011 045

Setembro 2011 043

Setembro 2011 042

Mais fotos

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: